Nova operação da Lava Jato mira contratos de fretamento de navios da Petrobras

A Lava Jato deflagrou nesta 4ª feira (18.dez.2019) sua 70ª fase, batizada de operação Óbolo. A investigação mira contratos de fretamento de navios da Petrobras, que chegam a R$ 6 bilhões, sob responsabilidade da diretoria de abastecimento da estatal.

Os agentes da PF (Polícia Federal) cumprem 12 mandados de busca e apreensão em Niterói (10), Rio de Janeiro (1) e São Paulo (1). São apuradas evidências de crimes de corrupção de agentes públicos, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Três empresas são alvos das buscas por terem feito mais de 200 contratos de afretamento de navios de 2004 a 2015. Elas teriam sido beneficiadas com informações privilegiadas da programação dos navios. Em troca, haveria pagamento de propinas. Os nomes dos alvos não foram divulgados.

A suspeita do pagamento da corrupção recai sobre os valores recebidos pelos corretores intermediários que, mesmo estabelecidos em uma pequena porcentagem dos contratos, alcançam somas de dinheiro muito altas e supostamente contribuíram para abastecer esquemas de corrupção sistemática demonstrados ao longo da Lava Jato.

O nome Óbolo faz referência à moeda que, de acordo com a mitologia grega, era usada para remunerar o barqueiro Caronte, que conduzia as almas através do rio que separava o mundo dos vivos dos mortos.

Siga-nos no Twitter

Este é o Painel DN

O Painel DN é um veículo jornalístico conservador, com a missão de levar ao leitor notícias diárias, análises e comentários sobre os fatos mais relevantes relacionados a assuntos políticos, econômicos, internacionais, sociais e culturais. O jornalismo do Painel DN entende que a transmissão e relato fidedigno dos fatos constituí a missão mais importante da atividade jornalística, já que a opinião pública em qualquer democracia se forma justamente através das notícias.

Newsletter Gratuita

Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita e receba em primeira mão as notícias mais importantes.

Veja nossas  Políticas de Privacidade

Matérias Relacionadas