O ‘cabo de aço’ pela presidência da Câmara

Disputa ganha emoção e deve por frente a frente PSDB e PSD na disputa pela Câmara Municipal de Campo Grande

Com o fim das eleições o maior colégio eleitoral do Estado, com 612.487 votantes, Campo Grande escolheu os 29 vereadores que vão compor a Câmara Municipal para o quadriênio 2021-2024. O resultado das eleições de 2020 na Capital foi confirmado há pouco pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que contabilizou 458.484 votos.

A distribuição das vagas na Câmara Municipal é proporcional e feita em conta que leva em consideração o quociente eleitoral, divisão do número de votos válidos pela quantidade de vagas no Legislativo. Só elege vereador o partido que alcançar o quociente.

Porém após o resultado das urnas e as cadeiras ocupadas pelos novos e reeleitos candidatos, agora se trava uma nova disputa: Quem vai comandar a casa?

O prefeito Marcos Trad não perdeu tempo e nomeou a sua liderança nessa disputa, o vereador Carlão, em contra partida o partido dos tucanos se mobilizam para não entregarem o controle da cidade de mãos beijadas para a situação. Propondo uma frente de oposição o vereador João Cesar Mattogrosso põe seu nome a disposição do PSDB entre tanto o atual presidente João Rocha não se demonstra satisfeito com seu sucessor.

DE ALIADOS A ADVERSÁRIOS Presidente atual da casa João Rocha e o vereador Carlão.

Com tudo hoje o prefeito Marquinhos Trad sai na frente já que o mesmo conta com uma chapa de grandes aliados e também de eleitos pelo seu partido. Segundo a equipe do DN o prefeito deve contar com a votação de: Tiago Vargas (PSD), Valdir Gomes (PSD), Otávio Trad (PSD), Beto Avelar (PSD), Junior Coringa (PSD), Carlão (PSB), Silvio Pitu (DEM), Gilmar da Cruz (Republicanos), Professor Riverton (DEM), William Maksoud (PTB), Papy (Solidariedade), Betinho (Republicanos) contado com onze votos de largada e tendo um bônus se a justiça dar parecer favorável ao candidato Delei Pinheiro (PSD) o prefeito pode contar com o voto do mesmo.

Já a base de oposição deve contar com os votos de Zé da Farmácia (Podemos), João César Mattogrosso (PSDB), Professor Juari (PSDB), João Rocha (PSDB), Dr. Jamal (MDB), Dr. Loester (MDB), Clodoilson Pires (Podemos), Ronilço Guerreiro (Podemos), Marcos Tabosa (PDT) e Dharleng Campos (MDB) se a candidatura de Delei se manter impugnada.

Peso da Balança

Porém alguns fatores podem pesar contrários aos planos do Prefeito Trad, segundo fonte o nome de Lidio Lopes (Patriotas) é especulado para assumir cargo no Tribunal de Contas do Estado o que gabarita o mesmo a votar contra o prefeito mesmo sua esposa sendo a vice-prefeita. No total o Patriotas conta com os votos de Edu Miranda (Patriota), Dr. Sandro Benites (Patriota).

E a esquerda e direita?

Os partidos de esquerda e de direita que elegeram os candidatos e a candidata Camila Jara (PT), Ayrton Araújo (PT), Prof. André (Rede) e Coronel Alírio Vilassanti (PSL) se mantém como o fator surpresa nessa votação.

Não se teve a posição

O vereador do PP Doutor Victor Rocha não se tem informações sobre sua posição.

Siga-nos no Twitter

Este é o Painel DN

O Painel DN é um veículo jornalístico conservador, com a missão de levar ao leitor notícias diárias, análises e comentários sobre os fatos mais relevantes relacionados a assuntos políticos, econômicos, internacionais, sociais e culturais. O jornalismo do Painel DN entende que a transmissão e relato fidedigno dos fatos constituí a missão mais importante da atividade jornalística, já que a opinião pública em qualquer democracia se forma justamente através das notícias.

Newsletter Gratuita

Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita e receba em primeira mão as notícias mais importantes.

Veja nossas  Políticas de Privacidade

Matérias Relacionadas