MS: Campo Grande decreta ‘lockdown’ nos fins de semana

Medida tem por objetivo o combate à Covid-19

Após avanço da pandemia do novo coronavírus na cidade, a Prefeitura de Campo Grande (MS) decretou nesta quarta-feira (15) “lockdown” nos finais de semana, com funcionamento apenas das atividades essenciais, e redução no horário de atividade do comércio em dias úteis.

As medidas começam a valer a partir deste sábado (18) e seguem até pelo menos o dia 31 de julho. A partir de segunda-feira (20), em dias úteis, as lojas, que normalmente funcionam até as 18h, devem encerrar o expediente às 17h.

Em outros serviços, como de cabeleireiros, o atendimento será limitado a 30% da capacidade. Restaurantes, lanchonetes e padarias devem autorizar no máximo a permanência de seis pessoas por mesa.

Nas primeiras semanas da chegada da pandemia do novo coronavírus, Campo Grande também havia decretado “lockdown” nos finais de semana, mas a regra valeu só até o dia 5 de abril.

As restrições voltaram com o avanço rápido da pandemia na capital sul-mato-grossense. Campo Grande tinha 2.499 casos do novo coronavírus e 12 mortes no dia 1º de julho. Até esta quarta-feira, o número de casos chegou a 5.181, somando 48 mortes. Ou seja, o registro de casos mais que dobrou, enquanto o de mortes quadruplicou em duas semanas.

Desde a ocorrência dos primeiros casos de Covid-19 no país, a prefeitura também instituiu toque de recolher na cidade, com horários variados. Atualmente, a medida vale das 20h às 5h. Há ainda restrições no transporte coletivo, como o bloqueio do passe de estudantes e idoso.

A prefeitura, sob gestão de Marcos Trad (PSD), apenas recomenda, no entanto, a adoção de cerimônias online para suprir a prática de atividades religiosas.

O descumprimento das novas regras pode levar os infratores a responderem por crimes contra a saúde e a administração pública. Os estabelecimentos podem ser interditados. O decreto prevê fechamento por três dias na primeira ocorrência de desobediência, de sete dias na segunda e até cassação de alvará se houver reincidência.

Siga-nos no Twitter

Este é o Painel DN

O Painel DN é um veículo jornalístico conservador, com a missão de levar ao leitor notícias diárias, análises e comentários sobre os fatos mais relevantes relacionados a assuntos políticos, econômicos, internacionais, sociais e culturais. O jornalismo do Painel DN entende que a transmissão e relato fidedigno dos fatos constituí a missão mais importante da atividade jornalística, já que a opinião pública em qualquer democracia se forma justamente através das notícias.

Newsletter Gratuita

Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita e receba em primeira mão as notícias mais importantes.

Veja nossas  Políticas de Privacidade

Matérias Relacionadas