Falência de usina em MS preocupa diante de 600 empregos, diz secretário

Indústria estava em recuperação judicial desde 2015 e não paga os trabalhadores desde o final do ano passado

A Justiça de São Paulo decretou na sexta-feira a falência do Grupo Tonon Bioenergia, que está em recuperação judicial desde 2015. Com mais de 50 anos de história, a Tonon Bioenergia era formada pelas unidades Santa Cândida, em Bocaína (SP), Paraíso, em Brotas (SP) e Vista Alegre, em Mato Grosso do Sul. Porém, o grupo entrou com um pedido de recuperação judicial em 2015 e teve o plano aprovado em 2017, que envolveu o leilão das duas usinas paulistas, posteriormente adquiridas pela Raízen Energia. 

Desde o final do ano passado, a usina não paga salários e 13º de 600 funcionários, o que agravou a crise no pequeno distrito de Maracaju, Vista Alegre – 160 km de Campo Grande. Mesmo em crise financeira, um representante paulista da empresa afirmou, em uma última reunião, que o grupo retomaria as atividades em abril. À época da aprovação do plano, a maior parte da dívida da Tonon estava alocada nesta unidade, que possui capacidade de moagem de 2,5 milhões.

A confirmação foi feita pelo secretário de Estado de Produção, Jaime Verruck, em entrevista concedida à Rádiowebms. Ele destacou que a indústria Tonon de Açúcar e álcool havia solicitado pedido de recuperação Judicial, desde o ano passado, e que recebeu a informação extraoficial de que a empresa teve decretação de falência pela justiça de Jaú, São Paulo, na sexta-feira, dia 6.

Segundo Jaime, o governo está preocupado com a situação de 600 trabalhadores da indústria que ainda não receberam seus salários desde novembro do ano passado.

Usina situada no município de Vista Alegre está em recuperação judicial desde 2015.

Verruck disse que o Estado espera que um outro grupo se interesse pela compra da indústria. E lembra, que a indefinição da situação financeira da Tonon impossibilitava interessados na compra da empresa, instalada em Vista Alegre, distrito de Maracaju.

O secretário garantiu que o governo vai manter a política de incentivo fiscal para que a empresa volte a atividade o mais rápido possível. Na avaliação do secretário da Semagro, a Tonon é moderna tem contrato no fornecimento de energia e envolve mais de mil famílias na região de Vista Alegre, em Maracaju, cidade distante a 160 quilômetros de Campo Grande.

Siga-nos no Twitter

Este é o Painel DN

O Painel DN é um veículo jornalístico conservador, com a missão de levar ao leitor notícias diárias, análises e comentários sobre os fatos mais relevantes relacionados a assuntos políticos, econômicos, internacionais, sociais e culturais. O jornalismo do Painel DN entende que a transmissão e relato fidedigno dos fatos constituí a missão mais importante da atividade jornalística, já que a opinião pública em qualquer democracia se forma justamente através das notícias.

Newsletter Gratuita

Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita e receba em primeira mão as notícias mais importantes.

Veja nossas  Políticas de Privacidade

Matérias Relacionadas