Ex-secretário nacional de Justiça, Astério Pereira dos Santos é preso no RJ

Nesta quinta-feira (5), o ex-secretário nacional de Justiça, Astério Pereira dos Santos, foi preso em casa, no Leblon, em uma operação da Lava Jato no RJ.

No fim da madrugada, os agentes da Polícia Federal (PF) deixaram a Superintendência, localizada na Praça Mauá, para realizar a prisão de Astério.

Astério é suspeito de lavar dinheiro e ajudar na fuga do empresário Arthur Cesar de Menezes Soares Filho, conhecido como Rei Arthur, segundo o portal G1.

Além de Astério, a PF tem como alvo o filho de Astério, o suposto sócio do ex-secretário, Carlson Ruy Ferreira, e um delegado da Polícia Civil do RJ.

Anteriormente, a PF teria cumprido sete dos nove mandados de prisão. Outros 32 mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas.

Entre 2003 e 2006, o procurador aposentado do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) Astério esteve à frente da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária. Já em 2017, ele integrou o governo Temer.

Astério é o terceiro integrante do MPRJ alvo de mandado na Lava Jato. Além dele, Cláudio Lopes e Flávio Bonazza já foram investigados e presos.

De acordo com a denúncia, Bonazza recebia R$ 60 mil de mesada de empresários de ônibus para agir em benefício do setor dentro do MP. Já o ex-procurador geral de Justiça do estado, Lopes, é suspeito de receber mesada da organização criminosa chefiada por Sérgio Cabral.

Siga-nos no Twitter

Este é o Painel DN

O Painel DN é um veículo jornalístico conservador, com a missão de levar ao leitor notícias diárias, análises e comentários sobre os fatos mais relevantes relacionados a assuntos políticos, econômicos, internacionais, sociais e culturais. O jornalismo do Painel DN entende que a transmissão e relato fidedigno dos fatos constituí a missão mais importante da atividade jornalística, já que a opinião pública em qualquer democracia se forma justamente através das notícias.

Newsletter Gratuita

Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita e receba em primeira mão as notícias mais importantes.

Veja nossas  Políticas de Privacidade

Matérias Relacionadas