Bolsonaro lidera corrida eleitoral de 2022 em todos os cenários

Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisa aponta presidente como o mais forte candidato em 2022

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pela revista Veja, mostra que o presidente Jair Bolsonaro lidera todos os cenários de primeiro turno – com percentuais que vão de 27,5% a 30,7% – e derrotaria os seis potenciais adversários em um segundo turno da eleição presidencial em 2022.

A pesquisa, realizada de 18 a 21 de julho, levou em conta cenários com os seguintes adversários de Bolsonaro: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), o ex-ministro Sergio Moro, o governador paulista, João Doria (PSDB) e o apresentador Luciano Huck.

O que chamou a atenção é que 48,1% dos brasileiros desaprovam sua gestão, segundo o mesmo levantamento. Esse percentual era de 51,7% no fim de abril. Além disso, 38% consideram ruim ou péssimo o seu trabalho (eram 39,4% em abril). Já a aprovação passou de 44% para 47,1%, enquanto a parcela de entrevistados que considera seu governo como ótimo ou bom subiu de 31,8% para 34,3%.

Na visão de analistas, Bolsonaro teve um ganho político com o auxílio emergencial, que amenizou os efeitos econômicos da pandemia na população mais pobre. Outro motivo apontado é que o presidente adotou nos últimos dias uma atitude mais “comedida”, após a prisão de seu amigo Fabricio Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), na casa de seu advogado Frederick Wassef.

“Desde que percebeu que o conflito com o STF era perigoso, o presidente recuou, ficou quieto, parou de dar declarações bombásticas. Para uma parte dos eleitores que o apoiam, mas eram críticos ao desempenho, a postura de Bolsonaro paz e amor ajuda a melhorar a avaliação, disse José Álvaro Moisés, cientista político da USP, à revista Veja.

Na última pesquisa Datafolha, realizada em 23 e 24 de junho, a reprovação ao governo Bolsonaro era de 44% e a aprovação de 32%. 

Siga-nos no Twitter

Este é o Painel DN

O Painel DN é um veículo jornalístico conservador, com a missão de levar ao leitor notícias diárias, análises e comentários sobre os fatos mais relevantes relacionados a assuntos políticos, econômicos, internacionais, sociais e culturais. O jornalismo do Painel DN entende que a transmissão e relato fidedigno dos fatos constituí a missão mais importante da atividade jornalística, já que a opinião pública em qualquer democracia se forma justamente através das notícias.

Newsletter Gratuita

Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita e receba em primeira mão as notícias mais importantes.

Veja nossas  Políticas de Privacidade

Matérias Relacionadas