Aliança Pelo Brasil consegue assinaturas necessárias

Partido de Bolsonaro agora precisa enfrentar burocracia do TSE para poder disputar pleito municipal este ano.

O Aliança Pelo Brasil(APB), novo partido que abrigará o presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, conseguiu o número necessário de 492.000 mil assinaturas para a criação do sigla. A legenda conseguiu alcançar a meta a um mês e meio do prazo final para concorrer nas eleições deste ano marcado para o dia 7 de março. As informações são do Antagonista.

O publicitário Sérgio Lima, responsável pela identidade visual do novo partido do presidente Bolsonaro, confirmou a informação ao Estadão. Apesar de não saber precisar quantas assinaturas foram obtidas, ele disse que o próximo passo é converter as fichas em assinaturas válidas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem 15 dias para conferir as assinaturas.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou sua desfiliação do PSL no dia 12 de novembro de 2019 após uma crise com o presidente do partido, Luciano Bivar. Após a saída da sigla, Bolsonaro imediatamente anunciou a intenção de criar uma nova sigla para abrigar seus apoiadores.

A advogada e tesoureira do partido, Karina Kufa, acredita que a sigla já conseguiu o número de assinaturas suficientes para enviar ao TSE. A declaração foi feita no Twitter, nesta segunda-feira (17.01), pela tesoureira do Aliança.

Ainda de acordo com a advogada, ”questões burocráticas criadas a partir de 2015” têm dificultado a coleta de assinaturas. Kufa afirmou ainda que não sabe a quantidade exata de necessárias já obtidas:

”Quantos apoiamentos nós temos? Não conseguimos precisar porque o trabalho foi descentralizado. Acredito que já temos fichas suficientes para a capacidade eleitoral do partido, mas não podemos parar com a coleta porque somente teremos certeza após o julgamento no TSE.”

Kufa destacou a necessidade de testemunha, exigência do apoiador não ser filiado a nenhuma outra sigla e problemas técnicos no SAPF (Sistema de Apoiamento ao Partido em Formação), do TSE, além do preenchimento inadequado das fichas.

Leia mais sobre: Jair Bolsonaro, Aliança Pelo Brasil.

Siga-nos no Twitter

Este é o Painel DN

O Painel DN é um veículo jornalístico conservador, com a missão de levar ao leitor notícias diárias, análises e comentários sobre os fatos mais relevantes relacionados a assuntos políticos, econômicos, internacionais, sociais e culturais. O jornalismo do Painel DN entende que a transmissão e relato fidedigno dos fatos constituí a missão mais importante da atividade jornalística, já que a opinião pública em qualquer democracia se forma justamente através das notícias.

Newsletter Gratuita

Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita e receba em primeira mão as notícias mais importantes.

Veja nossas  Políticas de Privacidade

Matérias Relacionadas