Partido de Bolsonaro agora precisa enfrentar burocracia do TSE para poder disputar pleito municipal este ano.
O Aliança Pelo Brasil(APB), novo partido que abrigará o presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, conseguiu o número necessário de 492.000 mil assinaturas para a criação do sigla. A legenda conseguiu alcançar a meta a um mês e meio do prazo final para concorrer nas eleições deste ano marcado para o dia 7 de março. As informações são do Antagonista.
O publicitário Sérgio Lima, responsável pela identidade visual do novo partido do presidente Bolsonaro, confirmou a informação ao Estadão. Apesar de não saber precisar quantas assinaturas foram obtidas, ele disse que o próximo passo é converter as fichas em assinaturas válidas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem 15 dias para conferir as assinaturas.
O presidente Jair Bolsonaro anunciou sua desfiliação do PSL no dia 12 de novembro de 2019 após uma crise com o presidente do partido, Luciano Bivar. Após a saída da sigla, Bolsonaro imediatamente anunciou a intenção de criar uma nova sigla para abrigar seus apoiadores.
A advogada e tesoureira do partido, Karina Kufa, acredita que a sigla já conseguiu o número de assinaturas suficientes para enviar ao TSE. A declaração foi feita no Twitter, nesta segunda-feira (17.01), pela tesoureira do Aliança.
Ainda de acordo com a advogada, ”questões burocráticas criadas a partir de 2015” têm dificultado a coleta de assinaturas. Kufa afirmou ainda que não sabe a quantidade exata de necessárias já obtidas:
”Quantos apoiamentos nós temos? Não conseguimos precisar porque o trabalho foi descentralizado. Acredito que já temos fichas suficientes para a capacidade eleitoral do partido, mas não podemos parar com a coleta porque somente teremos certeza após o julgamento no TSE.”
Kufa destacou a necessidade de testemunha, exigência do apoiador não ser filiado a nenhuma outra sigla e problemas técnicos no SAPF (Sistema de Apoiamento ao Partido em Formação), do TSE, além do preenchimento inadequado das fichas.
Leia mais sobre: Jair Bolsonaro, Aliança Pelo Brasil.